domingo, 5 de dezembro de 2010

Incluir-se na internet passou de paradigma para necessidade

Incluir-se a esta era da Internet, onde um site como o do Louvre está longe apenas do clique do mouse, é mais que somente uma moda e, sim, uma necessidade.

Todos os dias novas empresas publicam seus sites, bem como os governos transferem o atendimento a seus serviços para seus respectivos sites, com isso, até a dona Maria, que é pensionista de mais de 69 anos, vai ter que usar a Internet para saber se seus benefícios já foram creditados, ou até saber mais sobre a disponibilidade de algum tratamento para a sua dor nas costas.

A Internet já passou do tempo que servia somente para "surfar" sem preocupação. A Internet no Brasil tem sido pioneira em diversos serviços. Os bancos brasileiros têm os melhores e mais completos serviços on-line do mundo. O governo brasileiro já inovou várias vezes, começando com a entrega da declaração do imposto de renda pela Internet.

Para a governabilidade, as prefeituras do interior que estiverem fora da Internet significa dizer que estarão longe de tudo, inclusive podem até mesmo perder prazos e dinheiro de convênios. Agora tudo precisa ser feito pela Internet, sejam os contratos e até as prestações de conta.

Acesso ao conhecimento é o fim da chamada Inclusão Digital, algo muito maior que somente colocar computadores com acesso à Internet. Os governos municipais, estaduais e até o federal precisam "ficar", permanecer na publicação de conteúdo de Internet. O mesmo deve ser feito pelas empresas de comunicação como jornais e revistas entre outras, que devem não somente produzir informação, como também publicar o conteúdo do passado, procurando manter seus arquivos on-line sempre ao alcance de todos.


Ruben Zevallos Jr.

Especialista de projetos para Internet desde 1993, mantém diversos sites e projetos pessoais como o www.direito2.com.br

Nenhum comentário: